QUANDO A TORÁ FOI
ENTREGUE PARA ISRAEL?

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes... veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa... e todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia.
(Atos 2:1-4)
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg
Decano da Faculdade de Estudos Judaicos eTeacher"


O QUE É O PENTECOSTES?

Um das três festas mais importantes de Israel é o Shavuot (שבועות). Significa literalmente "semanas" em Hebraico (“שבוע” é uma semana e “ות” é o final plural feminino). O nome foi escolhido por causa das 7 semanas que são contadas desde Pessach. A Septuaginta Greco-Judaica, mantendo a tradição judaica helenística, traduziu "Shavuot" como "Pentecostes" (Πεντηκοστή). A palavra significa literalmente o 50o dia (7 semanas de 7 dias).


PENTECOSTES NO NOVO TESTAMENTO

É intrigante que nenhuma das referências bíblicas de Shavuot (Ex. 34:22 e Deut. 16:10) e seus nomes alternativos - Festa da Colheita (Ex. 23:16) - têm alguma coisa que ver com a entrega da Torá para Israel. Na Bíblia Hebraica esse era um festival agrícola - a provisão divina de comida para Israel depois do êxodo do Egito.
Shavuot, como é conhecido pelos cristãos pelo seu nome Greco-Judaico "Pentecostes", é um evento importante descrito em Atos 2. É interpretado como uma história da descida do Espírito Santo e nascimento da Igreja Cristã. Já existiam algumas tradições judaicas conectando a entrega da lei com Shavuot antes de Jesus (Jó 6:15-22), mas elas se transformaram em central e foram destacadas por rabinos apenas depois do cristianismo.

ENTENDA A ENTREGA DA
TORÁ PARA ISRAEL

A alternativa rabínica para a história de fundação da comunidade cristã tinha que ser fornecida. É assim que a festa agrícola de Israel ganhou um novo significado (a entrega da Torá para Israel e o nascimento da Nação Judaica).
Venha estudar Hebraico Bíblico e História Judaica conosco. Você não vai se arrepender. Eu garanto.