Shabat – Um Dia Sagrado
SHABAT – UM DIA SAGRADO
Descubra os idioma
original da Bíblia

A NOSSA SEMANA DEVE TER 7 DIAS?

A semana israelita foi estabelecida no momento da criação como um ciclo de sete dias. Hoje consideramos isso normal, mas a ideia de que os humanos devem organizar e monitorar o tempo em períodos de sete dias nem sempre foi aceita universalmente. Períodos semanais de seis e dez dias podem ser encontrados em diversas culturas antigas. Além disso, na semana israelita/judaica, os dias não são nomeados e sim numerados. Os dias não recebem nomes especiais, como nomes de deuses antigos ou corpos celestes, como nos outros calendários. Apenas o sétimo dia tem um nome especial: שַׁבָּת(shabat) - o Sabático.

COMO O SÉTIMO DIA GANHOU O NOME "SHABAT"?

Na Bíblia, a palavra hebraica para "dia" é יוֹם (yom) e para "sexto" é שִּׁשִּׁי (shishi); junto com o artigo definido (ה-) –יוֹם הַשִּׁשִּׁי "o sexto dia". O seis é na verdade שֵׁשׁ(shesh) mas a adição da letra י (yod) ao final desta palavra, a transforma em um adjetivo שִּׁשִּׁי (shishi) – "sexto". A palavra שַׁבָּת(shabat) está relacionada gramaticalmente com palavras como "cessar", "descansar" e "sentar". A conexão desta raiz com a palavra em Hebraico Moderno para "greve" שביתה reforça ainda mais o significado.

SEPARE TEMPO PARA ESTUDAR HEBRAICO BÍBLICO COM A ETEACHER

O tempo passa tão rápido e o conceito de um dia de descanso é tão inteligente, que adoraríamos ter inventado ele! Bom, não inventamos o Shabat, mas na eTeacherBiblical nós criamos uma grande oportunidade para você aprender Hebraico Bíblico pela internet e revelar os significados profundos das Escrituras Sagradas no conforto da sua casa. Matricule-se hoje e participe de uma experiência verdadeiramente grandiosa.