A UNÇÃO NA BÍBLIA
Ungir a cabeça era uma prática israelita milenar para coroar um novo rei, vertendo uma jarra de azeite sobre sua cabeça. Esta cerimônia servia para marcar uma pessoa como sagrada ou escolhida por Deus. Não apenas reis (1 Sam. 16:13), mas profetas (1 Reis 19:16) e sacerdotes (Ex. 28:41) também foram ungidos. Até mesmo objetos sagrados, como o altar e os utensílios do tabernáculo, eram ungidos (Lev. 8:10). Por que jogar azeite sobre a cabeça era a principal maneira de indicar a santidade de uma pessoa?
UMA ORIGEM SURPREENDENTE
Incrivelmente, a unção da cabeça de reis provavelmente foi derivada da prática militar de ungir o escudo antes de sair para batalha. Isso é descrito em Isaías 21:5. Os antigos escudos israelitas eram feitos de couro grosso esticado em uma moldura de madeira. Cobrir o couro com azeite o tornava mais flexível, menos suscetível a rupturas e portanto mais eficaz em combate. O rei de Israel era ungido, assim como o escudo do guerreiro, na esperança de que seja um defensor flexível e eficaz do povo.
ESTUDE A BÍBLIA HEBRAICA
Jesus foi anunciado como defensor e salvador da humanidade. Ao entender o Hebraico Bíblico e suas palavras escritas, você pode entender realmente o que significa ser um Cristão. Estude a Bíblia em Hebraico e explore a Bíblia Sagrada de uma perspectiva completamente nova. Matricule-se já!