OS ESCRIBAS E FARISEUS
Nos Evangelhos, Jesus aborda os "escribas e fariseus" frequentemente. Esses são dois títulos associados com a classe rabínica durante o século um. Essencialmente, são os dois lados da mesma moeda. Os fariseus estavam envolvidos no ensino oral do povo, enquanto os escribas estavam envolvidos na escritura dos textos sagrados. Apesar dos fariseus não existirem mais hoje, ainda existem escribas. Até os dias de hoje, em sinagogas no mundo inteiro, os judeus leem a Torá em pergaminhos escritos à mão. O processo de escritura do rolo da Torá é longo e meticuloso, ainda feito à mão como na antiguidade. Cada rolo da Torá contém mais de 300.000 letras que devem ser copiadas meticulosamente por um escriba para evitar erros.
SOFER STAM - סופר סת"ם
O escriba é conhecido pelo interessante título hebraico "sofer stam" סופר סת"ם. A primeira palavra, sofer סופר vem da raiz hebraica s-f-r ספר que é relacionada com a escritura de coisas. O segundo termo do título, stam סת"ם é um acrônimo composto de 3 letras: S, T e M. Cada letra representa os tipos de textos sagrados que um escriba judeu é responsável por produzir:
S: Sefer Torá: pergaminho do Pentateuco de Moisés
T: Tefilin: filactérios, pergaminhos que são colocados na cabeça e no braço durante as orações
M: Mezuzá: um pergaminho que é colocado nas portas
EXPANDA O SEU CONHECIMENTO
BÍBLICO COM A ETEACHERBIBLICAL
Você sempre quis se aprofundar e conhecer o verdadeiro significado da Bíblia? Aprender Hebraico Bíblico é a melhor maneira de revelar o significado perdido na tradução. Matricule-se já em nosso curso de Hebraico Bíblico online!