A escolha de Abraão Curso "Descobrindo a Bíblia Hebraica"

Melquizedeque e Bera

Dois reis abordam Abraão no Vale de Shaveh. Melquizedeque, rei de Salém, traz pão e vinho para receber Abraão que acada de voltar da guerra. Ele abençoa Deus e Abraão, garantindo que Abraão saiba que Deus "entregou seus inimigos em suas mãos". Outro rei recebe Abraão. Desta vez é Bera, rei de Sodoma. Bera, que também foi sequestrado durante a guerra, oferece a Abraão um acordo tentador: "Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti." (Gênesis 14:21) Por que esses dois reis, representando valores completamente distintos, aparecem juntos aqui?

Que diferença faz um nome?

A história fica muito mais clara ao ser lida em hebraico. Os encontros acontecem no Vale de Shaveh, e a raiz hebraica שוה (shaveh) tem dois significados: igual e valor. O nome "Melquizedeque" é uma transliteração do hebraico מַלְכִּי־צֶדֶֿק (malki-tzedek), “meu rei é a justiça”. O nome Bera – בֶּ-רַע significa “com maldade”. Assim, o hebraico deixa claro que foi aqui, neste Vale, que Abraão teve que escolher entre a justiça e a maldade.

 

A escolha de Abraão - Sua escolha

Abraão não aceitou a oferta tentadora de Bera e passou em mais um teste da sua fé. Ele não fez uma escolha entre duas ofertas, mas sim entre dois caminhos. Foi uma escolha entre um homem material e um homem espiritual. Abraão determinou o destino da nação israelita escolhendo a bênção Divina de Melquizedeque. Este é um exemplo de como você pode redescobrir a Bíblia Hebraica com nosso curso online. Matricule-se já e entenda as histórias que você achava que conhecia de uma perspectiva totalmente nova.