Há algumas candidatas possíveis para ser o local do Monte Sinai. A tradição mais antiga identifica o local como Jebel Mussa ("a Montanha de Moisés") localizada entre as Montanhas de Granito ao sul da Península do Sinai. Peregrinos cristãos visitam este local desde o século quatro. Um dos monastérios mais antigos do mundo, Santa Catarina, foi construído ao pé da montanha. Os israelitas podem ter passado por esta montanha, pois fugiram do faraó utilizando um caminho conhecido usado para transportar turquesa do norte do Sinai para o Delta do Nilo.
Uma segunda opção é o Monte Karkom, localizado ao sul de Israel, muito próximo da fronteira egípcia. A montanha foi um local sagrado importante durante milênios. Ela está coberta com milhares de escrituras antigas e arte em pedra que chega a datar até o ano 4000 a.C. O Monte Karkom também convence pela sua localização próximo de Kadesh Barnea, o oásis que se transformou na base dos israelitas durante os seus 38 anos no deserto. A bíblia diz que este oásis fica a onze dias de viagem do Monte Sinai (Deut. 1:2).
A terceira opção é Jebel el-Lawz, na Arábia Saudita. Esta região era conhecida como Midian na época bíblica. Os defensores desta teoria apontam o fato de que Moisés estava nesta região porque tinha consultado com seu sogro Jetro, um sacerdote Midianita antes de subir o Monte Sinai (Ex. 18:1). Se este for a localização verdadeira, significa que os israelitas cruzaram o Mar Vermelho antes (Ex. 13:18), era na verdade o Golfo de Aqaba. Além disso, esta montanha tem um topo tingido de preto, que sustenta a descrição bíblica da montanha “e todo o monte fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele emfogo” (Ex. 19:18).
Nós provavelmente nunca saberemos a verdadeira localização do Monte Sinai, mas talvez este seja um mistério que não deve ser solucionado. Antes de Moisés subir sozinho na montanha, Deus instrui ele para “marcar termos ao redor do monte, e santificá-lo” (Ex. 19:23). Seu segredo e mistério são intencionais. Mas isso não impediu que geógrafos bíblicos tentem identificar a verdadeira localização.
Leitores da bíblia sempre quiseram ver os locais onde os eventos bíblicos aconteceram. Hoje há diversas ferramentas de pesquisa para tentar encontrar respostas para essas perguntas com maior precisão. Una-se a mim no curso Explorando a Terra Bíblica de Israel da eTeacher e comece hoje a sua jornada!